Canção no Cinema Brasileiro, A Código: 1081252

  • Márcia Carvalo
ALAMEDA - PoD
FracoRegularBomÓtimoExcelente Sem avaliação
à vista no boleto bancário

Este produto será entregue por um de nossos parceiros

Produto Sob Encomenda: Este produto não está disponível para entrega imediata e será encomendado junto à editora. Previsão de postagem em até 10 dias úteis + tempo de transporte (conforme frete escolhido), após a confirmação do pagamento.
Avalie o produto:
Excelente

Características do Produto

Autor(es)
  • Márcia Carvalo
ISBN9788579393235
Numero de Páginas410
Numero de Edição1
Ano de Edição2016
EditoraALAMEDA - PoD
Ano de Publicação2016
EncadernaçãoBrochura
OrigemNacional

Sinopse

O livro de Márcia Carvalho é obra singular na bibliografia sobre cinema brasileiro. Trata-se de um panorama de viés histórico que trata de maneira aprofundada como a canção popular foi integrada ao nosso cinema. Abordando desde as primeiras experiênc ias nesse sentido, datadas ainda do período entre 1907 e 1911, quando artistas se postavam junto à tela para cantar determinada música pois se tratava do cinema silencioso -, o livro percorre de maneira cronológica a história da produção de filmes no Brasil, com destaque para a chanchada nos anos 1930 a 1950, o Cinema Marginal, bem como a Embrafilme nas décadas de 1970 e 1980 e a retomada já nos anos 1990, chegando à primeira década do século XXI. É de se notar que são comentadas películas volta das para o público popular e também aquelas que alcançaram diversas faixas de espectadores, mas sem deixar de lado o experimental. Percebe-se na longa trajetória percorrida, a centralidade da canção popular - seja o samba, a bossa nova, o rock, o pop , entre outros estilos – como elemento artístico fundamental para a composição artística dos mais diferentes filmes e também, diversas vezes, importante elemento comercial para que determinada produção tivesse apelo junto ao público. Para empreender esse largo panorama, a autora dialoga habilmente com a reflexão historiográfica e teórica a respeito do cinema brasileiro, bem como da nossa música, além de arrolar vasta filmografia, inserindo-se na moderna corrente de estudos sobre o som no campo audiovisual. Ao final da leitura do livro, é possível conceber um quadro bastante amplo das relações marcantes entre o cinema brasileiro e a canção popular. Arthur Autran Universidade Federal de São Carlos
Minha Conta