A Ideia-imagem: Forma e Representação na Fotografia Moderna Código: 730641

  • Filipe Salles
APPRIS EDITORA
FracoRegularBomÓtimoExcelente Sem avaliação
à vista no boleto bancário

Este produto será entregue por um de nossos parceiros

Produto Sob Encomenda: Este produto não está disponível para entrega imediata e será encomendado junto à editora. Previsão de postagem em até 30 dias úteis + tempo de transporte (conforme frete escolhido), após a confirmação do pagamento.
Avalie o produto:
Excelente

Características do Produto

Autor(es)
  • Filipe Salles
ISBN9788547300722
Numero de Páginas189
Numero de Edição1
Ano de Edição2016
EditoraAPPRIS EDITORA
Ano de Publicação2016
EncadernaçãoBrochura
OrigemNacional

Sinopse

A ideia-imagem: forma e representação na fotografia moderna traz ao leitor discussões sobre a significação, veracidade e fluidez das imagens da era digital, em especial as da fotografia, consideradas por autores relevantes, como Soulages, Barthes, So ntag, Santaella, Flusser, Benjamin, Aumont e Couchot, entre muitos outros, como provas fidedignas de uma existência e como mediações entre homem e objeto que permitem interpretações variadas, mas unânimes em considerá-las representações do real. Nest a extensa seara de conhecimento, o autor adota uma visão platônica, e assim procura investigar aquilo que se chama de realidade e representação, levantando a questão que hoje se apresenta de forma indelével como uma afronta ao testemunho da veracidad e: a manipulação da fotografia. O que antes ocorria por meios químicos, que pressupunham um trabalho artesanal e especializado, hoje está disponível a qualquer um mediante softwares amplamente disseminados. Assim, mais do que nunca é preciso rever a ideia de que a fotografia seja uma fonte fidedigna de existência, mesmo considerando um testemunho histórico. Até que ponto podemos “confiar” na fotografia como documento? Onde estaria a realidade propriamente reconhecível e confiável? Questões como essas levarão não apenas ao suporte fotográfico em si, mas à sua instância anterior – a própria ideia da fotografia, ou a fotografia como uma ideia. Neste estudo também foram analisadas as diferentes maneiras de se utilizar o suporte fotográfico, a f im de elucidar o papel das imagens fotojornalísticas, publicitárias, sociais, históricas, documentais ou mesmo amadoras e turísticas. Antes de ser vista como um fenômeno de comunicação, a intensa proliferação das imagens que o século XX registrou – e que adentrou o XXI com força descomunal –, pode ser vista como um fenômeno psíquico, dada a relação quase patológica que hoje a sociedade moderna constrói com a fotografia.
Minha Conta