Educação em Perspectiva Crítica: Inquietudes, Análises e Experiências Código: 743929

  • Ernando Brito Gonçalves Junior
APPRIS EDITORA
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Características do Produto

Autor(es)
  • Ernando Brito Gonçalves Junior
ISBN9788547302566
Numero de Páginas305
Numero de Edição1
Ano de Edição2016
EditoraAPPRIS EDITORA
Ano de Publicação2016
EncadernaçãoBrochura
OrigemNacional

Sinopse

"Apesar dos múltiplos olhares e leituras sobre Educação, os textos aqui publicados vêm complementar a discussão e apresentar ao leitor temas que possam ampliar sua visão sobre o assunto. A primeira parte do livro, “História e Filosofia da Educação”, vai focar nas questões de infância e criança, laicidade e educação católica no Brasil e na África, as mudanças e interpretações legais da Educação Infantil no Brasil ao longo do século XX, a educação sob a ótica de Gramsci e István Mészáros, Adorno, Horkheimer e Saviani e também o tema da utilização dos livros didáticos. A segunda parte, “Metodologia Educacional”, reúne textos que versam sobre estratégias diferenciadas sobre a educação e a utilização da internet como ferramenta pedagógica, alé m das experiências e práticas dos autores aplicadas a universidades do México. Discute-se também a importância do estudo da cultura africana e afro-brasileira para a educação brasileira. Em “Políticas Educacionais”, apresentam-se uma análise sobre o s PCNs e a Educação Especial, uma crítica ao modelo capitalista e seu impacto na educação por meio da influência da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e uma discussão sobre os impactos da proposta da Educação Integral e a construção de seu curr ículo. Ainda se lança luz sobre as imbricações sociais e políticas da relação entre penas prisionais e a educação, além de uma análise conjuntural sobre o desenvolvimento de alguns aspectos da universidade brasileira, destacando os entraves e avanços em seu itinerário. Longe de esgotar o assunto, este livro possui como foco principal instigar o leitor a olhar de maneira mais crítica para a educação e para o mundo que nos cerca."
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