Educação Física Escolar: Seu Campo e Suas Representações Código: 714843

  • Maria de Fátima F. de Vasconcelos
APPRIS EDITORA
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Características do Produto

Autor(es)
  • Maria de Fátima F. de Vasconcelos
ISBN9788581929040
Numero de Páginas127
Numero de Edição1
Ano de Edição2016
EditoraAPPRIS EDITORA
Ano de Publicação2016
EncadernaçãoBrochura
OrigemNacional

Sinopse

"Grandes mudanças político-institucionais foram Pedro Humberto Faria Campos ocasionadas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que traz a educação física como componente curricular obrigatório da educação básica, integrada à proposta pe dagógica da escola. Desde então, surgiram outras propostas educacionais, constituindo paradigmas e norteando reflexões quanto a novas estratégias de ensino. Mesmo assim, diversos obstáculos ainda se apresentam para que a educação física cumpra o plan o legal ou se legitime por essas práticas, assumindo uma dimensão educacional mais ampla de interfaces com diferentes campos de saberes. Os autores mostram-nos que as possibilidades metodológicas oferecidas pela abordagem estrutural da teoria das re presentações sociais vêm proporcionando grande contribuição para a compreensão da identidade docente quando desvenda a referência do pensamento e da prática consensuais. Por meio de opiniões e percepções do professor, bem como de seus comportamentos e suas relações com os outros e consigo mesmo, podemos enxergar aqui a presença de um discurso normativo e institucional que não corresponde à prática cotidiana. O livro traz a discussão de como as teorias pedagógicas se desenvolvem em um confuso cam po conceitual produzindo distanciamento entre a produção teórica e o acesso a esse conhecimento pelos profissionais atuantes nas muitas escolas espalhadas pelo país. O que mais atrai neste texto são a ousadia e a proposta de mudanças por meio da ab sorção dos elementos indicativos das novas abordagens, tornando possível atingir os elementos periféricos das representações que, no caso deste estudo, envolvem os princípios relacionados às abordagens críticas. Andreas Benevides"
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