Referenciais Epistemológicos: A Formação Pedagógica dos Professores da Educação Básica Código: 746889

  • Fernando Guidini
APPRIS EDITORA
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Características do Produto

Autor(es)
  • Fernando Guidini
ISBN9788547303174
Numero de Páginas243
Numero de Edição1
Ano de Edição2016
EditoraAPPRIS EDITORA
Ano de Publicação2016
EncadernaçãoBrochura
OrigemNacional

Sinopse

"O livro de Fernando Guidini apresenta um estudo original sobre os referenciais de conhecimento estruturantes da formação pedagógica dos professores da educação básica. Descobrir quais são esses referenciais é o desafio desta obra. Para tanto, o auto r articula dimensões da prática pedagógica desenvolvida na escola e da formação pedagógica recebida no curso de licenciatura. Compreendendo a teoria como expressão da prática, o livro inicialmente dialoga com os campos do conhecimento, das políticas e da formação de professores. Dando o passo para além das práticas pedagógicas teóricas, Guidini propõe uma via metodológica de pesquisa que congrega problematização, descrição, explicação, compreensão e sistematização coletiva desse mesmo conhecime nto. Dessa forma, a prática pedagógica é analisada em três níveis de reflexão: os saberes experienciais docentes, os conhecimentos experienciais docentes e os referenciais epistemológicos formativos de professores. Subjaz a esse movimento o princípio da prática pedagógica experienciada, do qual decorrem referenciais embasados naquilo que é o mais específico da profissionalização docente: a realidade da escola de educação básica, seus sujeitos e suas expressões cotidianas. O que resulta desta ob ra é uma séria contribuição sobre os processos de formação docente, discorrendo sobre as relações entre escola e licenciatura, problemas decorrentes e possíveis relações. Pela vivência dos professores da educação básica, os referenciais epistemológic os são apresentados como a síntese de um processo dialético, situando a teoria elaborada no marco da prática social e abrindo novas perspectivas para além da reprodução contínua de saberes e conhecimentos. Além de oferecer uma reflexão teórica séria , Referenciais epistemológicos: a formação pedagógica dos professores da educação básica é um convite à busca por novos processos formativos docentes com excelência acadêmica e compromisso social, no reconhecimento a todos os professores e professora s que, em condições tão adversas, ainda fazem da educação neste país um contínuo ato de transformação."
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